Panorama da Nona Arte - Programação de sexta-feira

17:00
Quem é Luiz Sá?
Gabriel e JJ Marreiro

Pouco lembrado e poucas vezes republicado, Luiz Sá foi um pioneiro desbravador que levou a molecagem cearense (com tremendo profissionalismo) para as páginas da História com seus quadrinhos, cartuns e ilustrações.

19:00
Auto publicando-se - Da realidade para o papel

Klévisson Viana e Hemetério

A experiência de ser autor e de editar publicações no Ceará, com os fundadores das editoras Tupinanquim e Heartbooks.

19:40
Quadrinhos e Educação
Weaver Lima

As possibilidades de uso dos quadrinhos em sala de aula. Resultados obtidos com cursos de desenho e quadrinhos em escolas, destinados a crianças de 6 a 12 anos, para mais de 300 alunos, através do Projeto Agaquê. Palestra destinada principalmente a educadores e arte-educadores.

19:40
Os autores das tiras em quadrinhos que saem nos jornais

Guabiras, Denilson Albano, Thyago e Daniel Brandão

Os principais criadores de tiras em quadrinhos da atualidade de Fortaleza, falarão sobre os seus personagens, processo de criação e método de trabalho.

Nosso Banner (Não, não é o Bruce)!

Pessoal, já temos um banner com o símbolo nosso:

Mas como isso é possível, vocês se perguntam! É que eu estou cadastrado em um fórum novo e muito legal (sabe como é... depois que o da Panini faleceu) chamado Rainbow Comics http://www.raibowcomics.com.br/forum/index.php e lá tem um grupo chamado Image Vision que faz avatares e banners. Então eu pedi que eles fizessem um banner pra usarmos como assinatura.

Agradeço principalmente a Luinha que foi muito solícita em ouvir as sugestões e fazer três modelos até chegarmos ao que vocês vêem acima!

Recomendo o fórum (que é muito bem administrado e tem Enquetes de Capa) e o Image Vision pra vocês que querem um avatar legal!

Quem quiser usar o banner como link na assinatura dos fóruns é só copiar e colar o seguinte:

[URL=http://hqforce.zip.net/index.html][img]http://geocities.yahoo.com.br/luinha_im/HQ-Force5.jpg[/img][/URL]

Valeu e postem aí os seus comentários!

Capas Panini para Março!!!

E já saíram as capas no primeiro dia do mês (que eficiência)!

MARVEL:

DC Comics:

E aí, o que acharam das escolhas?

Coluna do Elástico (Por Rafael Elástico)!

Quem são esses caras Elásticos?


 Curto o Homem-Elástico desde criança quando assistia a seu desenho animado exibido na extinta Rede Manchete! O Homem-Borracha foi batizado de Elástico aqui no nosso país somente em seu hilário desenho animado que popularizou melhor esse personagem de mais de 60 anos!



Mais tarde, passei para os quadrinhos e conheci melhor a história desse personagem, bem como a de outros que possuem características similares, mas de carismas e estilos específicos!

Os três grandes heróis maleáveis são:


Homem-Borracha                               Homem-Elástico                  Sr. Fantástico
 

Homem-Borracha!
Homem-Borracha (Plasticman)
Criador: Jack Cole
Ano de criação: 1941

Surgido na Era de Ouro dos quadrinhos, o Homem-Borracha, apesar de fazer parte do panteão dos heróis surgidos nesse período, sempre teve um grande apelo cômico que era exaltado graças às suas aventuras mirabolantes e engraçadas! Essas características sempre lhe deram um aspecto quase de cartoon!



O herói é Eel O'brien, um aspirante a criminoso, que em um dia, quando sua gangue entrava em confronto com policiais, caiu em um tonel cheio de uma estranha toxina que transformou a estrutura de seu corpo!



Ao constatar que seu corpo podia se esticar e se transformar no que ele quisesse, desde uma porta até um carro de corridas, ele resolveu abandonar a vida de bandido e partiu para solucionar crimes e se tornar policial!



Juntamente com um parceiro de aspecto bastante cartonizado, ele derrotava a bandidagem sempre com muito humor e irreverência, costumando entrar nos esconderijos dos malfeitores disfarçado de uma cadeira ou mesmo a maleta que contém o dinheiro do roubo!


O Homem-Borracha é o mais poderoso dentre os heróis maleáveis, podendo transformar o seu corpo no objeto ou pessoa que quiser, mas sempre condicionado a manifestar nessas transformações cores que compõem seu uniforme! Recentemente ele já manifesta, timidamente, a capacidade de expressar cores distintas em suas alterações físicas!

O herói ingressou como membro na atual fase da Liga da Justiça, se destacando entre os maiores heróis do mundo! Já desempenhou importantes funções durantes as aventuras da equipe!



Contou com uma famosa série animada, que contava suas aventuras juntamente com um interesse romântico e com um parceiro engraçado! Mais tarde, para realçar ainda mais o apelo cômico da série foi apresentado o filho do herói: o Bebê Elástico (uma vez que o próprio Homem-Borracha foi batizado de Homem-Elástico nesse desenho aqui no Brasil)!

O Homem-Borracha foi originariamente criado na editora Quality Comics, uma das principais editoras nos anos 40! Nos anos 60, com a Quality já falida, seus personagens foram vendidos à editora National Periodicals, atualmente conhecida como DC Comics, uma das maiores empresas de quadrinhos do mundo!!

O Homem-Borracha chegou a ter uma série pela National entre 1966 e 68! Essa série foi retomada nos anos 70, entre 1976 a 77! Houve mais uma seqüência de histórias na revista Adventure Comics, em 1980, e uma minissérie em 1988 a 1989!

Atualmente, possui seu próprio título nos EUA, recebendo boa aceitação da crítica, que lhe deu um prêmio destinado às publicações em quadrinhos, mas o que não alavancou muito suas vendas, fazendo com que a revista passasse para bimestral!

 

 

O desenho apresentado na revista é bastante cartonizado e com altas doses de humor, qualidade característica do personagem!

 

Agradecimentos ao P. M. Agria pela ajuda com as datas!

E o OSCAR foi para...

Além da surpresa do grande vencedor da noite ter sido "Garota de ouro" (Million Dollar Baby) - um filmão, assista! - os fãs de Quadrinhos comemoraram o fato de dois filmes terem ganhado a estatueta dourada:

> "Os Incríveis" deixaram o ogro Shrek no chinelo e levaram DUAS estatuetas para casa, a de Melhor Animação em Longa-Metragem e Edição de Som, além de ter sido indicado a Melhor Roteiro Original!

> E não é que o Teioso ganhou o Oscar? John Dykstra e sua equipe levaram a estatueta de Melhores Efeitos Especiais pela criação do Doutor Octopus e de cenas inesquescíveis, como a do salvamento do trem. Parabéns a todos nós, fãs do Amigão da Vizinhança!

E uma reclamação quanto à exibição do Oscar pela Globo: Além das besteiras muitas que o Renato Machado e José Wilker falaram e da péssima tradução (Eu não aguentei e assisti com o som original. Obrigado tecla SAP!), a Globo deixou de passar as duas primeiras partes da cerimônia para exibir o Big Brother Brasil! É muita falta de respeito para com o público cinéfilo... E a cultura perdeu mais uma vez para a baixaria! 

Feliz aniversário, Fernando, o Ricker!!!!

E é com prazer que anunciamos que hoje mais um membro do HQ-Force sopra as velinhas!

É o nosso mui querido amigo e professor Fernando Henrique Lima, o Ricker!

Parabéns, meu velho! Sentimos muito orgulho de ter alguém tão legal e alegre quanto você nas nossas trincheiras.

Mas como ninguém é perfeito, o Fernando tem um probleminha: Ele não gosta do Romitinha (e olha que até o Wiron gosta do Romitinha)! Na foto abaixo, o nosso amigo estava explicando o porquê dessa implicância com o desenhista.

Fernando: "Não gosto dele porque ele desenha assim ó: quadrado demais!"

Quem quiser mandar os parabéns pro Ricker, poste nos comentários ou escreva um scrap na página dele no orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1032714397538477485

Parabéns, Fernando, e muitos anos de Quadrinhos pra você!




[ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: