Zine-se!!!

Pessoal, esse negócio de Fanzine vicia! É só começar que você não larga mais. Mas até aí dizem que é muito difícil achar os fanzineiros, fazer contato, publicidade e tudo mais. Nada mais incorreto, a solução dos zineiros em geral é a Internet! A rede de contatos entre os criadores e os fãs de Quadrinhos Independentes aqui no Brasil é muito bem construída.

Uma dos formatos de site mais utilizado é o fotolog, por ser fácil de manipular, ser grátis e permitir a publicação de imagens com alta definição e qualidade. Além disso, há os comentários dos leitores e a inestimável coluna de Favoritos, que ajuda a divulgar os fotologs dos amigos. É totalmente impossível visitar um fotolog sem dar uma passadinha em outro que está lá na coluna dos Favoritos. E é assim que a rede funciona e a corrente ganha mais elos. E quem comenta em um comenta no outro e, no final do dia, estamos todos confraternizados com o mesmo objetivo!

Foi o que aconteceu comigo ontem. Fui visitar o fotolog do Rafa sobre Zines e acabei passando a tarde descobrindo, visitando e comentando outros Fotologs de Fanzine e Arte Independente! O quê? Vocês não sabiam que o Rafa tinha um Fotolog sobre Fanzines? Pois eu estou aqui pra falar sobre ele. E sobre os outros colegas que descobri em sua coluna de Favoritos.


> Super Zines:

Com o objetivo de divulgar fanzines não só aqui das terras alencarinas, mas de todo o Brasil, Rafael Tavares (da Coluna do Elástico) e Sarah “Pêsseguinha” Brígido criaram o Super Zines. Mas se engana quem pensa que só Zines de Super-Heróis tem seu espaço garantido. Outros gêneros de Zine, como os de Literatura e Cinema, também podem figurar no espaço. O fotolog só tem 6 dias de vida, mas já é uma referência para os que necessitam de divulgação.

http://fotolog.terra.com.br/superzines


> Flogão do Projeto CONTINUUM:

Esse flogão está sob os cuidados do Rafa e do Daniel Siqueira e tem como objetivo divulgar e manter uma comunicação direta com os fãs do nosso conhecido e querido Projeto CONTINUUM (Esperem uma resenha sobre as primeiras edições em breve)! O Fanzine já está na sua terceira edição e já apareceu até no Universo HQ! Contando com as aventuras dos Invictos, da C.T.E.P. e do grande Sobrancelha, esse é um Zine que não pode faltar na sua coleção!

http://www.flogao.com.br/projetocontinuum

 


> Zine Brasil:

A competente Michelle Ramos (Recife – PE) faz um trabalho excelente de divulgação de fanzines em seu Fotolog Zine Brasil e no seu Blog de mesmo nome. A garota já é conhecida no meio e o seu fotolog é uma das ferramentas de divulgação mais poderosas da Net. Ela está de parabéns pelo trabalho, que merece ser conferido!

http://fotolog.terra.com.br/zinebrasil

http://zinebrasil.zip.net/


> O laboratório espacial de JJ Marreiro:

O Jota já é figura conhecida aqui em Fortaleza e dispensa apresentações, mas não elogios. A página divulga os seus trabalhos nas mais diversas fases de produção. Muitas das ilustrações aqui vistas podem ser conferidas nos dois fanzines de que ele participa: o nacionalmente conhecido Manicomix (Ganhador do HQ Mix) e o recém-lançado Fã-Clube com a maravilhosa Mulher-Estupenda. Lido e recomendado. 

http://fotolog.terra.com.br/laboratorio_espacial


Bem, por hoje é só, pessoal. Mas vamos continuar a divulgar os mais diversos Fanzines aqui no HQ-Force! E não se esqueçam de visitar os links e ir descobrindo mais outros fotologs e artistas talentosos do nosso Brasil!

Abraaaaço!

Coluna do Elástico: a Gênese!

COLUNA DO ELÁSTICO

 

Olá, amigos do HQ-Force.

 

Vocês devem lembrar de mim da primeira Coluna do Elástico, onde contei um pouco da história de um dos heróis mais hilário dos quadrinhos: O Homem-Borracha.

 

Mas, na ocasião, não expus a razão de ser da Coluna do Elástico. Bem, para começo de conversa, vocês já devem ter se dado conta de que eu tenho um gosto um tanto incomum e tenho o Homem-Elástico como um dos meus heróis de infância preferido.

 

Por esse motivo, quando do meu cadastro em um fórum de Histórias em Quadrinhos, optei de imediato por meu herói para ser o meu nick e figurar como meu avatar. Nesse fórum, tive uma oportunidade que nunca havia tido antes: conhecer conterrâneos que fosse fascinados por HQs assim como eu.

 

Dessa integração saudável entre amigos, surgiu o HQ-FORCE. Tenho muito orgulho de ter participado de sua gênese e de ainda hoje poder me confraternizar com essa turma. O grupo foi se consolidando e, apesar da hibernação do fórum (onde tínhamos até um promissor tópico só nosso), o grupo perdurou, ganhando uma comunidade no Orkut, depois foi a vez de uma no Gazzag. E agora temos esse Blog de primeira, desevolvido com esmero pelos amigos Lourenço e Daniel Parker.

 

 

Com um Blog só nosso, novinho em folha, eu precisava encontrar uma função, fazer algo para contribuir com essa bela iniciativa. Então resolvi fazer uma das coisas que faço melhor: falar daquilo que mais gosto.

 

E foi assim que nasceu a Coluna do Elástico, que nada mais é do que um espaço informal onde eu falo o que penso daquilo que gosto; além, é claro, de levar informação correta sobre o assunto que estiver tecendo comentários. E, como alguns amigos me chamam de Elástico, resolvi batiza-la com esse nome.

 

Portanto, se você curte Quadrinhos, filmes, seriados, dentre outras coisas, acompanhe a Coluna do Elástico!    

 

Rafael Dibny, o Elástico!




[ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: